Atividades divertidas para alfabetizar!

Esse é um presentão para as minhas amigas alfabetizadoras! Encontrei na internet muitas atividades interessantes e divertidas para ajudar os pequenos a se alfabetizar! Algumas dessas atividades eu já uso em minha sala de aula e são um sucesso! Vale a pena apostar!

Palavras na garrafa


Esta atividade é excelente para transformar o momento da leitura em puro prazer e descontração!!!
Você vai precisar:
- jornais, revistas, embalagens…;
- tesoura;
- garrafas de plástico vazias, sem rótulos e transparentes;
- água.
Procedimento:
Organize grupos de crianças. Peça que elas recortem de jornais, revistas… algumas palavras para colocar dentro da garrafa. Depois, oriente-as a encher a garrafa com água e fechar bem.
Como brincar:
Comece chamando a atenção das crianças para o efeito de lente de aumento que a água produz na garrafa. Deixe-as explorar por um tempo. Depois, oriente as crianças a sentar uma de frente para outra e fazer a garrafa rolar. A criança que recebe a garrafa lê uma das palavras.
Variação da brincadeira:
Com as crianças em círculo coloque uma música. Enquanto a música estiver tocando as crianças deverão passar a garrafa uma para a outra. Após um determinado tempo você para a música, e a criança que estiver segurando a garrafa lê umas das palavras (os colegas ao lado podem ajudar se a criança tiver dificuldade).
Para concluir a brincadeira é interessante registrar as palavras em um cartaz ou no caderno.

Caixinha com o nome próprio

Aprender a escrever o próprio nome virou uma grande brincadeira! Essa é mais uma possibilidade de brincar com o nome próprio!

Materiais necessários:
  • caixas pequenas (caixa de fósforo, de sabonete, de medicamento);
  • foto 3x4 dos alunos;
  • papel colorido;
  • apito.
Preparo do jogo:
Decorar as caixas com o papel colorido. Colar a foto ou o desenho em um lado da caixa. No outro lado escrever em maiúsculo a letra inicial do nome da criança. Dentro da caixa colocam-se fichas com as letras do nome da criança. Essa atividade pode ser preparada para atender vários níveis: as fichas com letras são para um nível maior (grau de dificuldade maior); as fichas com sílabas são mais fáceis de reconhecer os sons. Para evitar que haja confusões quando as crianças forem manusear as fichas é recomendável escrever cada nome com uma cor diferente.
Importante: Nas primeiras vezes é importante ter em algum lugar da sala os nomes das crianças expostos para que elas possam recorrer em caso de dúvidas.
Como brincar:
Fazer pequenos grupos de crianças. Ao apito do professor cada criança irá abrir a sua caixa e montará o seu nome, e, quando o professor(a) apitar novamente, as crianças deverão colocar as fichas dentro da caixa e trocá-la com o colega que está à sua esquerda. Desta forma, as crianças irão escrever o seu próprio nome, e, também o nome dos seus colegas.
Explorar:
“Quais nomes iniciam com o mesmo som?”
“Quais nomes terminam com o mesmo som?”
“Quais letras representam esses sons?”
“Que outras palavras vocês conhecem que começam com o som do nome de Vitor (falar o nome de uma criança da turma)?”.
Outra possibilidadeTirar uma foto de corpo inteiro da criança, colar em uma cartolina, cortar em pedaços e colocar junto com as fichas dentro da caixa para depois as crianças montarem como um quebra-cabeça.


Palavras em caixas de ovos

Esta atividade é excelente para alfabetização, principalmente para crianças que estejam apresentando a hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabética. 
Você vai precisar:
- caixas de ovos divididas em diversas partes (duas, três, quatro…);
- letras (coladas em tampas de refrigerante ou fichas).
Procedimento:
Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola. Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode faltar e nem sobrar letras.”
Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na quantidade exata para escrevê-la. Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta palavras) a compreender que existe um espaço entre elas.


Quebra-cabeça de imagens e letras

Diversão e aprendizagem garantida com este quebra-cabeça.
Materiais necessários:
  • 1 envelope;
  • duas figuras iguais, mas uma em tamanho pequeno e outra grande;
  • cartolina;
  • canetinhas.
Modo de preparo do jogo:
  • A figura pequena colar no lado de fora do envelope;
  • a figura grande colar em uma cartolina, cortar em diversos pedaços e colocar dentro do envelope;
  • em pequenas fichas escrever com canetinha o nome da figura e colocar dentro do envelope.
Para brincar é só entregar para cada criança um envelope. Elas devem montar o quebra-cabeça da imagem e da palavra.

Caixa de sílabas

Esta é uma atividade de leitura, mas que também envolve o pensamento de  classificação.  A curiosidade das crianças é despertada  porque há um mistério que elas deverão descobrir.

Materiais necessários:
- E.V.A. ou cartolina;
- canetinha para retroprojetor ou cola colorida;
- tesoura;
- caixa
Modo de preparar:
Fazer duplas/trios de formas geométricas de diversas cores e tamanhos.
Escrever em cada dupla/trio de formas geométricas sílabas que formarão palavras.
Gosto de fazer por categoria.  Então um grupo de crianças terá uma caixa com nomes de animais, outro grupo nomes de objetos… Ou ainda, em uma caixa poderá ter substantivos, em outra adjetivos … As crianças é que deverão dizer qual foi a maneira que a professora utilizou para organizar cada caixa. 
Modo de brincar:
Entregar uma caixa para cada grupo de crianças e dizer que você tem uma lista secreta com palavras. E que essas palavras estão escritas nas sílabas que estão nas caixas.
A pista para elas descobrirem  quais são essas palavras da sua lista é :  formas geométricas iguais !!!
Vale bater palmas e escrever no quadro cada descoberta das crianças

Gira-gira alfabetização

Olhem que ideia interessante!
Você vai precisar:
- 4 círculos de E.V.A. em tamanhos e cores diferentes;
- 1 parafuso de união plástico (utilizei de uma pasta arquivo que não usava mais);
- canetinha para retroprojetor (para evitar borrões).
Procedimento:
- Faça um pequeno corte nos círculos (exceto no maior);
-  escreva sílabas nos círculos (exceto no menor). Uma sugestão é escrever sílabas que você já saiba que irá formar nomes de animais, objetos, frutas…;
- una os círculos com o parafuso.
As crianças gostam muito dessa roleta. Você pode promover desafios, por exemplo,  dizendo: “Quero ver quantos nomes de animais vocês encontram!”

Envelope para leitura

É excelente para crianças em início do processo de alfabetização ou que estejam apresentando dificuldade na aprendizagem da leitura.
Sugestão de materiais:
- 1 folha de papel 60kg;
- cola;
- algumas tiras de cartolina;
- canetinhas.
Procedimento:
Dobrar e colar a folha de papel 60kg de uma maneira que as laterais fiquem abertas e que as tiras de cartolina possam passar por dentro dela. Escrever palavras nas tiras de cartolina e colocar uma de cada vez dentro do envelope. O interessante é usar palavras que já foram trabalhadas com as crianças anteriormente. Ou de um mesmo grupo semântico para facilitar para as crianças. Se as palavras forem muito sortidas isso exigirá das crianças uma compreensão maior da estrutura das palavras e de vocabulário. 
A leitura acontece mostrando partes da palavra para as crianças. É uma maneira de instigá-las a descobrir qual palavra está escondida. Você também pode dar pistas.


Uma das fontes das atividades citadas: FICHER, Julianne; TAFNER, Malcon Anderson.  Alfabetização ao alcance de suas mãos. Blumenau: Estúdio Criação, 2005

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Gabriela Silveira Meireles disse...

Gostei muito dos seus jogos para alfabetizar!! Já até compartilhei um deles no meu blog - professoragabrielameireles.blogspot.com.br. Abraços, Gabriela.

Postar um comentário