Projeto Trilhas


Gente, o Projeto Trilhas é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Instituto Natura. O Governo Federal distribuiu esse material para as escolas públicas de todo o país. A minha escola, como não poderia ficar de fora, recebeu essa maravilha! O material é composto por duas caixas: uma com 10 jogos didáticos e dois kits com gêneros narrativos e poesias; e outra caixa com 20 livros infantis de autores renomados como Vinícius de Morais e Ruth Rocha! É um material riquíssimo e que contempla as 3 esferas de aprendizagem da criança em processo de alfabetização: a escrita, a leitura e a oralidade.
Eu ainda estou conhecendo o material mas confesso que já estou apaixonada! 


Para quem não conhece vou fazer uma exposição mais detalhada do material. Professores que não puderam receber essa contribuição valiosíssima é possível fazer uma reprodução dos jogos com o material que a escola oferece. Eu mesma fiz para o meu filho! O importante é perceber a funcionalidade de cada jogo e mãos à obra!

  • 'Descubra o invasor' é um jogo que trabalha com a consciência do som inicial das palavras (a sílaba inicial). A criança precisa desmembrar as partes da palavras (as sílabas) e perceber qual das palavras tem um som inicial diferente. Essa palavra é o invasor!







  • 'Mercado' é um jogo que também trabalha com a consciência do som inicial das palavras (1ª sílaba). A criança só pode colocar na sacola aquilo que começa com o mesmo som inicial.









  • 'Rima', ao contrário dos dois anteriores, é um jogo que trabalha com a consciência fonológica da última sílaba. As crianças podem perceber através do som final das palavras ou da escrita. Esse jogo traz a escrita dos nomes, então as crianças confirmam que se o som é igual a escrita também deve ser!







Um videozinho com os meus pequenos jogando "Descobrindo o invasor":


video



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

Veja mais sobre o Trilhas e muitos outros materiais no blog da Lica.
www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com
Você vai gostar!
Patrícia

Postar um comentário