Eu sei que estou um pouco atrasada para falar de folclore já que o dia oficialmente foi ontem (22 de agosto) mas como planejei aulas para trabalhar a semana todinha, talvez essas atividades ainda sirvam para alguém que assim como eu quer extender a data.
No meu projeto optei por trabalhar só com alguns personagens deixando de lado as comindas, as brincadeiras, as cantigas, etc (o tema é muito extenso!).
Preferi trabalhar com os personagens Saci Pererê, Mula-sem-cabeça, Iara, Curupira e Boitatá, exatamente 5 para durar uma semana.
Apresentei os personagens através de histórias (até um pouco longas) para que as crianças tivessem maior propriedade sobre as características de cada um deles e de suas regiões.
Foto dos livros da contação de histórias |
Cartaz 1:
Contribuição da minha coordenadora Conceição |
Contribuição da minha coordenadora Conceição |
Contribuição da minha coordenadora Conceição |
1º dia
Contação da história "O Saci Pererê em: Mistério em Vila Flor"
No caderno reunir as características do personagem e fazer um desenho (como sei que os meus alunos têm um pouco de resistência para desenhar, colei um desenho do Saci na lousa e tentei fazer o meu também para que eles vissem)
Ainda no caderno (aproveitar a oportunidade para trabalhar sílaba!):
SACI
SAPO
SAPOTI
SACO
SACOLA
Sempre que estiver falando do personagem dar destaque para a palavra SACI
Cartaz 1: reconhecer no cartaz a palavra SACI (as crianças apontam com o dedinho)
Máscara do Saci (recorte, pintura e colagem com papel crepom)
Modelo da máscara |
Outra idéia é confeccionar o cachimbo do Saci com palitos de picolé e papéis de brigadeiro! Eu coloquei o nome das crianças no palito e pedi para que elas pintassem com giz de cera. Ficou lindo!
Também podemos pedir para as crianças trazerem de casa uma garrafinha de refrigerante (daquelas bem pequenininhas) para fazer como diz a lenda: guardar o saci dentro! Coloquem um dedinho de areia dentro e um recorte pintado do saci. Fica muito bonitinho!
Concluir com uma atividade xerocada e pintar!
O Saci tem a mania de dar sumiço nas coisas, então escolhi uma atividade para as crianças encontrarem as coisas que ele escondeu na mata!
Mais atividades com o Saci:
2º dia
Contação da história "A mula-sem-cabeça em: O grande enduro"
No caderno reunir as características do personagem e fazer um desenho (como sei que os meus alunos têm um pouco de resistência para desenhar, colei um desenho da MULA-SEM-CABEÇA na lousa e tentei fazer o meu também para que eles vissem)
Ainda no caderno (aproveitar a oportunidade para trabalhar sílaba!):MULA-SEM-CABEÇA
MUCILON
MUSICA
MUSA
Sempre que estiver falando do personagem dar destaque para a palavra MULA-SEM-CABEÇA
Cartaz 1: reconhecer no cartaz a palavra MULA-SEM-CABEÇA (as crianças apontam com o dedinho)
Concluir com uma atividade para pintar
3º dia
Contação da história "A Iara em: Os seixos encantados"
No caderno reunir as características do personagem e fazer um desenho (como sei que os meus alunos têm um pouco de resistência para desenhar, colei um desenho da Iara na lousa e tentei fazer o meu também para que eles vissem)
Ainda no caderno (aproveitar a oportunidade para trabalhar sílaba!):IARA
IGREJA
IMÃ
ILHA
Sempre que estiver falando do personagem dar destaque para a palavra IARA/SEREIA
Cartaz 1: reconhecer no cartaz a palavra IARA/SEREIA (as crianças apontam com o dedinho)
Outra ideia é fazer um quadro (bandeja de isopor) com a pintura do fundo do mar (tinta guache) e um desenho da Iara. Fica lindo!
Dica de atividades com a Iara
4º dia
Contação da história "O Curupira em: Uma dança da pesada"
No caderno reunir as características do personagem e fazer um desenho (como sei que os meus alunos têm um pouco de resistência para desenhar, colei um desenho do Curupira na lousa e tentei fazer o meu também para que eles vissem)
Ainda no caderno (aproveitar a oportunidade para trabalhar sílaba!):CURUPIRA
CUTIA
CUMARU
CUCO
Sempre que estiver falando do personagem dar destaque para a palavra CURUPIRA
Cartaz 1: reconhecer no cartaz a palavra CURUPIRA (as crianças apontam com o dedinho)
Concluir com uma atividade xerocada e pintar!
O Curupira persegue quem destrói a floresta então escolhi uma atividade de labirinto.
Outra idéia com o Curupira é utilizar rolinhos de papel higiênico para ser o tronco da árvore e colar folhinhas de cartolina verde e um desenho do Curupira ao lado. Fica uma fofura!
Mais atividades com o Curupira:
5º dia
No caderno reunir as características do personagem e fazer um desenho (como sei que os meus alunos têm um pouco de resistência para desenhar, colei um desenho do Boitatá na lousa e tentei fazer o meu também para que eles vissem)
Ainda no caderno (aproveitar a oportunidade para trabalhar sílaba!): no caso do Boitatá desconsiderar o 'I' (BO-I)BOITATÁ
BOTA
BOLA
BONECA
Sempre que estiver falando do personagem dar destaque para a palavra BOITATA
Cartaz 3: reconhecer no cartaz a palavra CURUPIRA (as crianças apontam com o dedinho)
Cartaz 2: reconhecer a palavra certa dos personagens trabalhados
Concluir com uma atividade xerocada para pintar!
Nessa atividade dá para trabalhar todos os personagens da semana!
No detalhe, as idéias da Iara (quadro), do Curupira (árvore) e do Saci (garrafinha) que expus anteriormente |
Mais fotos do projeto aqui!
Boa sorte com os trabalhos!
6 comentários:
adorei os desenho
AMei suas atividades!Já estou te seguindo para bisbilhotar suas atividades que são úteis d +.
Assim que tiver um tempinho, dê uma passadinha no meu blog também. Séra um prazer!
Ops.: Esqueci de deixar o endereço do meu blog.
jezaine-teodoro.blogspot.com.br
massa
va toma no cu
adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Postar um comentário