Para os meus amigos aqui do Cantinho da Criança... um grande abraço!
Por que ser professor?
Algumas pessoas tem me perguntado isso desde que decidi ser professora...
Quando isso aconteceu pela última vez eu estava na faculdade em que me formei, atendendo a um convite de uma professora para relatar sobre a minha prática de sala de aula e então, mais uma vez essa pergunta...
Eu tentei responder (porque isso não é uma coisa fácil de sintetizar, pelo menos para mim) contando uma experiência que tinha acontecido comigo havia poucos dias: ao comunicar aos meus alunos da tarde que no dia seguinte não haveria aula porque eu iria participar da paralização nacional pelo piso salarial dos professores, eles ficaram tristes (!!!) Posso jurar para vocês que eu nunca imaginaria essa reação dos alunos, por mais otimista que eu possa ser. No mesmo segundo eu entendi o que me motiva a estar na sala de aula (mesmo com todos os seus problemas).
Mas eu acho que tem outra história que pode explicar melhor o amor que eu tenho pela minha profissão. E essa hitória é bem engraçada! É até inacreditável, pelo menos foi para o meu marido! (rsrsrs)
Estávamos conversando sobre ganhar na Mega Sena e ele me perguntou o que eu faria...
"Eu ficaria na Prefeitura só 120 horas" (!!!!!!!!!!)
"Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos educadores"
"Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muitos de nós correr o risco de, a custo de tanto descaso pela educação pública, existencialmente cansados, cair no indiferentismo fatalistamente cínico que leva ao cruzamento dos braços. 'Não há o que fazer' é o discurso acomodado que não podemos aceitar" (Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia)
Em mais uma do Gabriel...
Antes de tudo:
Recreação: aquilo que toda criança é maluca e faz qualquer negócio para participar.
Caderno de Atividades: livro adotado pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Agora vocês poderão entender o meu espanto...
Hoje pela manhã...
Gabriel: Tia, hoje tem recreação?
Eu: Não, a nossa recreação é na terça-feira.
Gabriel: Obaaaa! Então vai ter tempo para o Caderno de Atividades!
(?????)
Descomplique!
Contação de história!
Uma sugestão para o seu final de senama!
Mais informações em Coral da UFC - Borandá Brasil - 2ª Temporada
Só de sacanagem! Texto e vídeo
"Só de sacanagem"
Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro.
Do meu dinheiro, do nosso dinheiro, Que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós. Para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz. Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó E dos justos que os precederam: “Não roubarás”. “Devolva o lápis do coleguinha”. “Esse apontador não é seu, minha filha”.
Pois bem, se mexeram comigo, Com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, Então agora eu vou sacanear: Mais honesta ainda vou ficar!
Só de sacanagem! Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba” E eu vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez”. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau. Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: “Não admito, minha esperança é imortal”. E eu repito: “Ouviram? IMORTAL!”
Sei que não dá para mudar o começo Mas, se a gente quiser, Vai dar para mudar o final!
Às vezes vocês se parecem meio pré-históricos querendo ensinar os seu alunos???
Projeto de Combate à Dengue