Projeto Dia das Bruxas! (Halloween)


Um breve histórico:
O dia das bruxas é realizado em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativo nos Estados Unidos. Essa história já tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.


Como não estamos mais na Idade Média... essa é mais uma oportunidade para enfeitar a sala e brincar com as crianças!

1º dia


Trabalhar o texto "Bruxa levada da breca"

  • destacar a palavra "bruxa";
  • interpretação oral (Como é o nome da bruxa? Como é a cara da bruxa? O que tem no caldeirão da bruxa?) - no texto, pintar as respostas;
  • escrever na lousa/caderno as palavras do texto que rimam.
Confecção de um fantasma no palito de picolé (fantasminha do bem para espantar as maldades do mundo): imprimir o modelinho abaixo em papel colorido e grosso, e colar num palito de picolé.



2º dia
Trabalhar na lousa/caderno o nome dos personagens do Halloween (na ordem que os alunos disserem ir escrevendo na lousa)
Banco de palavras para trabalhos posteriores: ABÓBORA, BRUXA, CAVEIRA, ESQUELETO, FANTASMA, GATO PRETO, VAMPIRO.
Usar essas palavras para trabalhar 1ª letra, última letra, número de sílabas, número de letras, etc.
Atividade de pintura!



3º dia

Trabalhar na lousa/caderno o nome dos persongens do Halloween (usar o banco de palavras)
Desenhar no caderno os personagens ou o personagem favorito de cada aluno.
Confeccionar um bonequinho no rolo de papel higiênico!
Os alunos pintam, você cola e fica prontinho!
Dica: peça para as crianças trazerem de casa o rolinho de papel higiênico.



molde em breve


4° dia


Reconhecer o nome dos personagens do Halloween na lousa (banco de palavras).
Escrever o nome dos personagens no caderno.
Confeccionar outro bonequinho no rolo de papel higiênico!


5º dia

Reconhecer o nome dos personagens do Halloween na lousa (banco de palavras).
Escrever o nome dos personagens no caderno.
Atividade xerocada/ Pintura


Outras idéias:






Para ler na semana do Dia das Bruxas!

As férias da Bruxa Onilda
Autores: E. Larreula e R.Capdevila

Tanto para aqueles que acompanham a Bruxa Onilda nos outros livros da coleção, como aqueles que a estão conhecendo pela primeira vez, este livro é um dos favoritos. Morta de calor em seu castelo, Onilda decide tirar umas férias na praia, um lugar fresquinho e sossegado. Mas as coisas não acontecem bem assim. Sobrevoando a praia em sua vassoura mágica, mal consegue ver a areia, tantas são as pessoas que tiveram a mesma ideia do que ela. Com seus trajes e jeito de bruxa, não passa despercebida, agitando as férias de todos que encontra no caminho!


As Memórias de Bruxa Onilda
Autores: E. Larreula e R.Capdevila

Você sabia que as bruxas não aprendem a andar de bicicleta como costuma acontecer com as crianças? E que tampouco se divertem com brinquedos comuns? Nesta história, Bruxa Onilda conta suas memórias desde seu nascimento até as primeiras confusões familiares. Conta de seus primeiros experimentos com poções mágicas e como aprendeu a planar em vassouras voadoras. Só mesmo lendo o livro para saber quem foram os convidados que vieram conhecê-la logo em seus primeiros dias de vida!


Bruxa, Bruxa venha à minha festa
Autor: Arden Druce

Logo de cara já levamos o primeiro susto: enrugada, orelhuda e com uma verruga na ponta do nariz é a bruxa da capa. Não desista de ler este livro para seu filho por causa disso, pois será isso o que ele mais vai gostar! As ilustrações roubam a cena e permitem que as crianças se divirtam com os convidados desta festa: Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e até Chapeuzinho Vermelho! Quando chegarem ao fim da história, saberão quem é a dona desta festa tão bem frequentada!


Creuza em crise – Quatro Histórias de uma Bruxa Atrapalhada
Autora: Silvana Tavano

Creuza está em crise: como se comportar no mundo moderno? Habituada a fazer feitiços com sapos, conviver com morcegos e a voar em sua vassoura mágica, tem de se adaptar às regras dos novos tempos. Quem ler este livro poderá se divertir com as atrapalhadas de Creuza em sua primeira viagem de avião e em uma temporada na praia com seu primo. Mas quem quiser gargalhar de verdade, tem que ler a história de quando Creuza recebe uma visita em sua casa, mas nem imaginava que ela viria com um cachorro!


A Estranha Madame MizuAutor: Thierry Lenain


Imagine só o que você faria se começasse a escutar barulhos estranhos vindos do apartamento de sua vizinha. Pois foi exatamente o que aconteceu com Zoe. Uma menina calada e solitária, que no silêncio de seu quarto foi invadida por gargalhadas e bengaladas que mais se pareciam com bruxarias. Corajosa, a menina invade o apartamento de Madame Mizu para tirar sua dúvida! Se você também tiver coragem, leia o livro e descubra com Zoe se a estranha senhora é mesmo uma bruxa.

Fotos do projeto aqui!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO LEGAL ESSAS FOTOS E GRAVURAS.MINHA NETA ADOROU

Postar um comentário