Projeto Turma da Mônica!


A idéia de trabalhar a Turma da Mônica surgiu por vários motivos, mas o mais importante deles é que todas as crianças conhecem (da Globo) e adoram!
Comecei tudo isso colando/expondo na sala de aula histórias da Turma da Mônica, aquelas de domingo que são maiores. Fiz isso por vários dias e deixei os alunos a vontade para conhecer o material.
Então comecei a planejar aulas para trabalhar com esses personagens!
Faço contação de histórias todos os dias na minha sala e na semana do projeto troquei os livros por historinhas retiradas das revistinhas da Turma da Mônica! O mais legal é que no final presenteio algum aluno com a historinha!

1º dia
Leitura de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica
Escrita na lousa/caderno do título da história e o nome dos personagens (destacar o nome dos personagens principais)
Atividade xerocada e pintura!

2º dia
Leitura de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica
Escrita na lousa/caderno do título da história e o nome dos personagens (destacar o nome dos personagens principais)
Trabalhar com as crianças as fichas dos nomes do personagens (MONICA, MAGALI, CASCÃO, CEBOLINHA, CHICO BENTO, BIDU)
Atividade xerocada e pintura!

3º dia
Leitura de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica
Escrita na lousa/caderno do título da história e o nome dos personagens (destacar o nome dos personagens principais)
Construção coletiva de uma história em quadrinhos:  escolher uma das histórias grandes de domingo que não tenha falas. Organizar as idéias dos alunos e escrever a história na lousa/caderno. Tente sintetizar as idéias dos alunos para que a história não fique grande. Procure dar ao final da história um pouco de humor!

Nesse momento os alunos constroem a idéia de letra, palavra, frase e texto!
Passe a história em quadrinhos e o texto da história para o papel madeira e exponha na sala.
Eu sempre crio expectativas nos meus alunos da manhã de como será os trabalhos da turma da tarde e depois apresento o trabalho de uma turma para a outra.

4º dia
Leitura de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica
Escrita na lousa/caderno do título da história e o nome dos personagens (destacar o nome dos personagens principais)
Produção de texto individual: recorte quadrinhos das historinhas, de preferência sem fala, e dê para que as crianças inventem o título da história! Cole no caderno e escreva o título que ela criou.

Escreva na lousa/caderno junto com as crianças todos os personagens da Turma da Mônica em ordem alfabética:

ANINHA
ANJINHO
BIDU
CASCÃO
CEBOLINHA
CHICO BENTO
DUDU
ESTEGO
FRANJINHA
GISELDA
HORÁCIO
HUMBERTO
ÍNDIO PAPA CAPIM
JEREMIAS
KEIKA
LOUCO
MAGALI
MÔNICA
NIMBUS
OGRA
PENADINHO
PIPA
QUINZINHO
ROLO
ROSINHA
SANSÃO
TINA
UBIRACI
VOVOCA
WILSON
XAVECO
YASMIM
ZÉ LELÉ

5º dia
Leitura de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica
Escrita na lousa/caderno do título da história e o nome dos personagens (destacar o nome dos personagens principais)

Treino ortográfico
Preparar um cartaz com os principais personagens da Turma da Mônica e seus nomes
Exibição de filme da Turma da Mônica

Nosso cartaz da Turma da Mônica com os principais personagens

Outras atividades com a Turma da Mônica:










  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário