Resposta ao governador Cid Gomes!

Depoimento encontrado na internet depois da declaração do governador do Estado do Ceará, o sr. Cid Gomes - PSB sobre a carreira dos professores: "Por mim nem carreira existiria!"


Li com  com certo horror as declarações  do governador Cid Gomes acerca do que vem a ser "carreira ( ou não-carreira) de professor". Fiquei  entre o incrédulo e o chocado. Foram sentimentos  fortes de quem se sentiu diretamente atacada e humilhada  por uma pessoa que , no mínimo, não tem competência, conhecimento, respaldo para criticar nenhum professor.

Comecei a estudar aos 7 anos , em escola pública- que fique claro!. Hoje conto com 39 anos de estudo sem parar: 2 graduações, 1 mestrado,  5 idiomas.E ainda hoje, estudo até altas horas, por trabalho, para crescer mais ainda na profissão, enfim, são tantos os fatores. Chocou-me , uma pessoa que com certeza não estudou o que EU ESTUDO,  até hoje, vir falar da MINHA CARREIRA. MINHA CARREIRA EXISTE SIM. FOI GRAÇAS A ELA que o senhor governador Cid Gomes é o que é. Foi através de professoras "desqualificadas por ele hoje" que ele virou um político com boas idéias  estruturais, em relação à criação de  melhorias estruturais para o estado, mas quando partimos para métodos indutivos, é incapaz de sequer fazer uma colocação decente em relação aos seus  funcionários (falo professores, que é o meu caso).
Não ACEITO, não PERMITO  que ninguém venha denegrir o meu esforço enquanto professora, denegrir a imagem, o trabalho que faço com muita dedicação e de meus amigos que lutam dia a dia para melhorar a qualidade de nossos alunos da rede pública.
O que o senhor governador não entende é que queremos um FUTURO DIGNO para nossos alunos, a NÓS, professores, interessa-nos ver um aluno fora das ruas, fora dos sinais, fora da marginalidade, fora do crack, da probreza e miséria. Não estudei e ESTUDO há 39 anos para ver um aluno  meu no sinal limpando carros, pedindo ajuda ou  drogado. QUERO e ENSINO buscando mais. Fazer deles melhores que eu, que sintam orgulho de serem o que são! Esta é a nossa busca diária. Saio de casa no intuito de vê-los crescer e um dia, não muito longe serem os meus médicos , meus advogados, meus dentistas!É esta a nossa busca !!!
Quanto ao fato de "trabalhar na rede particular" vale ressaltar que durante dez longos anos de minha vida dei aulas em escolas particulares, e , até hoje, sou professora UNIVERSITÁRIA, graças aos meus estudos nas escolas públicas e graças aos meus BONS PROFESSORES da REDE ESTADUAL- onde conclui meus estudos até 2ºgrau.Então  sou uma boa resposta do que é o ensino público  no estado do CEARÁ- considerado o melhor índice do Nordeste (se não sabem). O professor se dedica, ele faz milagres com as verbas mediocres que as escolas recebem. Mas não desistem porque têm um sonho maior, que os move , os reanima.
É  ultrajante ouvir alguém falar mal de um professor da rede pública. Só quem está na luta sabe a realidade  das salas de aula. NÓS sabemos, temos autoridade para falar e mostrar.
Quanto a mim, o mesmo material usado nas escolas particulares em que ensinei, uso na escola pública. NUNCA diferenciei as classes. QI é QI e não se mede pela classe social e sim pela capacidade de assimilação.
Por último, ressalto que o aluno da escola pública TAMBÉM merece respeito. Ele sai de casa , às vezes sem comer nada, vai de qualquer forma  para a escola, tentar modificar sua realidade , seu mundo, seu universo. Vai munido de sonhos e sonhos  devem ser respeitados, porque podem VIRAR uma BELA REALIDADE. Um homem sem sonhos  tem muito pouco. Nosso aluno quer um professor ativo, participativo, humano, solidário e para que  possamos ser assim e ajudá-los em seus sonhos, precisamos  alimentar o NOSSO SONHO. Professor trabalha porque gosta SIM, só isso o faz sair de casa  na madrugada para ganhar o que o governo paga! Mas ele além da UTOPIA, precisa de dinheiro para ônibus, alimentação, livros (utopia comprar livros com este salário), vestimentas, precisa locomover-se, às vezes, para várias escolas. Enfim, somos  sonhadores de causas nobres, de utopias , mas que seria de nós sem eles? Nossa vida é lutar com dignidade, mas EXIGIMOS RESPEITO porque nós fazemos este país chamado BRASIL  CRESCER  e é por ele e por seu povo que lutamos. E vamos lutar até o fim.
Professor é aquele que ensina e aprende e nesta interação fazemos a DIFERENÇA que um POLITICO não FARÁ  JAMAIS..
Abraços a todos os amigos professores.
E peço apoio aos que não o são...
SER PROFESSOR É UMA ARTE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário