Projeto de Combate à Dengue


Hoje vou compartilhar com vocês algumas idéias para trabalhar um projeto de combate à dengue (de urgentíssima atenção!).
Vou descrever como foram as atividades na minha sala de aula de 1º ano (lembrando que na internet é possível e fácil de encontrar muitas idéias e atividades sobre o assunto).
O valor maior desse projeto é possibilitar aos alunos momentos que ultrapassam a mera informação, ou seja, coloca-os em situações reais de suas vidas e exige atitudes!
As atividades foram as seguintes:
Colher os conhecimentos prévios dos alunos (conversar sobre o mosquito, os sintomas, medidas para combater e de prevenção, etc.)
Informar e conscientizar (esse momento foi repetido todos os dias)
Palavras geradoras: mosquito, dengue, lixo, água parada (aproveitar para trabalhar na lousa a consciência fonológica destas palavras)
Fazer um livrinho para reunir todas as atividades e entregar na culminância do projeto. Pesquise uma imagem bem legal para a capa do livrinho e crie a campanha da sua turma (ex. ‘Meu albinho Xô dengue!’, ‘Todos contra a dengue’, ‘Dengue na minha escola, não!’)
Exemplos de atividades para o livrinho:

                               
                           


        
 
As atividades para casa devem envolver toda a família e exigir dos alunos atitudes de mudança em suas casas (ex. pedir para os alunos fazerem uma ronda em suas casas a procura de focos do mosquito; pedir para observarem se no quintal de casa há lixo; pesquisar se alguém da família já teve a doença, o que sentiu e o que faz para prevenir). Não se esqueça de conversar sobre os resultados dos trabalhos de casa.

Pintura das atividades.

Explicar a evolução do mosquito (levar para a sala de aula larvas - procure no posto de saúde próximo de sua casa - ou mostrar em vídeo - procure no youtube).

Fazer com os alunos a armadilha contra o mosquito ou mostrar no youtube.

Fazer cartazes com os alunos:
1. Cartaz da prevenção (cole medidas de prevenção da doença)
2. "Essas mãozinhas vão espantar o mosquito da dengue para bem longe!" (com tinta guache marque as mãozinhas dos alunos)

Trabalhar com paródias (essa fui eu quem criei!):
(ritmo da marchinha 'Jardineira')
"Oh, mosquitinho porque estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a moçada que virou as garrafas,
cobriu os pneus e já me esqueceu!"

Treino ortográfico com as palavras geradoras.

Faixas de cartolina com adesivos da campanha para usar na cabeça/crachás.

Por favor, se alguém tiver algum material ou idéias que queira compartilhar, nós agradecemos!

Um grande beijo a todos e todas e bons trabalhos!

Para ver fotos desse projeto clique aqui!









  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário